
Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify
Sem grandes novidades, tanto na frente geopolítica quanto econômica, os mercados acionários refletem as dificuldades dos investidores encontrarem um norte para seus negócios. Como tal, o que se vê é uma grande indefinição entre os principais índices, mas com oscilações bastante contidas em geral.
Em outros mercados, os rendimentos dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) têm baixa variação, o dólar se valoriza ligeiramente frente às demais moedas, os contratos futuros do petróleo sobem após registrarem o maior declínio em dois dias desde 2022, enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram 0,43% na madrugada em Dalian, na China, cotados ao equivalente à US$ 97,95 por tonelada.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Essa indefinição externa, seja entre as bolsas, seja entre as principais commodities (produtos primários), não deve ajudar o desempenho dos nossos ativos. Como tal, fatores intrinsicamente locais, como a votação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) do Imposto sobre Operação Financeira (IOF) na Câmara e o projeto que aumenta o número de Deputados Federais devem atrair a atenção dos investidores.
Ainda no tema fiscal, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o debate a respeito de um eventual aumento das despesas públicas “está congelado” até o País encontrar o caminho da sustentabilidade dos gastos.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Agenda econômica
Brasil
Entre os eventos do dia, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Nilton David, faz pronunciamento público (9h10) e acontece a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (9h30). Na frente de indicadores, os dados de transações correntes e de Investimentos Diretos no País (IDP) de maio serão divulgados (8h30), além do fluxo cambial semanal (15h30).
EUA
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, comparece a audiência no Senado (11h), no mesmo horário do anúncio das vendas de moradias novas.
Publicidade