Live E-Investidor

Previdência: por que fazer e como escolher o plano ideal

Autoconhecimento e foco no longo prazo são fundamentais para um bom investimento

(João Santos, especial para o E-Investidor) – A importância de se investir em Previdência e por que é importante encarar essa jornada como um plano de longo prazo foram os principais tópicos discutidos na live do E-Investidor nesta quarta-feira (29), que contou com a participação de Carlos Alberto de Paula, diretor-executivo da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), e Alexandre Melo, analista de Previdência Privada da Ágora Investimentos.

Para o membro da Fenaprevi, o investimento em um Fundo de Previdência Privada é “como uma maratona, e não como uma corrida de 100 metros”, pois exige paciência e visão de que é algo para o futuro.

Segundo o especialista, esse entendimento é essencial, assim como o conhecimento de que cada Plano de Previdência poderá variar de pessoa para pessoa, de acordo com o estilo de vida, a realidade e o planejamento. No entanto, deve ser feito o quanto antes, otimizando o investimento.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“O ponto fundamental é se conhecer, ter clareza do seu ciclo e entender qual é o montante necessário para manter o padrão de renda quando estiver com 60, 70 anos. A Previdência é uma ação de longo prazo e é preciso entender qual é o melhor produto para sua situação econômica”, explicou Carlos de Paula.

Melo pontua que para uma projeção de valor, existem simuladores que geram o valor futuro e podem auxiliar no momento de pesquisar sobre o melhor plano para o seu perfil e idade. Além disso, é preciso entender “o tipo de vida que você planeja para o futuro, é o que vai definir o investimento que você vai fazer”, afirma.

Durante a conversa na live, os entrevistados também alertaram que para investir em uma Previdência privada não é necessário desistir da pública, mas que as duas se complementam.

O analista da Ágora diz que é importante ter a Previdência vinculada ao governo já que ela irá garantir uma renda mensal fixa ao chegar na idade mínima de contribuição. Assim, a Previdência privada virá para acrescentar.

“Uma Previdência privada serve para completar essa renda, e manter o padrão de vida ou para pagar as despesas do futuro que serão diferentes das atuais”, destaca.

Publicidade

Confira a live completa para ficar por dentro de todas as dicas que os especialistas deram sobre como investir em Previdência Privada.