
Ouça aqui a abertura de mercado no Spotify
Sem grandes novidades no radar, e diante da expectativa sobre os resultados das empresas de tecnologia ao longo da semana, as principais bolsas globais, como as europeias e os índices futuros de Nova York recuam nesta manhã de terça-feira (22). Em outros mercados, o dólar interrompe o movimente de queda visto ontem, os rendimentos dos Treasuries (títulos de dívida emitidos pelo governo norte-americano) têm leve alta, os contratos futuros do petróleo caem pela terceira sessão seguida, refletindo os anseios antes do prazo final para a implementação das tarifas americanas na próxima semana.
Enquanto isso, os preços futuros do minério de ferro renovaram o nível mais alto em cinco meses, com ganhos de 2,49% na madrugada em Dalian, na China, aos US$ 114,68 por tonelada.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por aqui, os ativos devem apresentar mais uma vez uma dinâmica particular, ainda refletindo a escalada das tensões com os Estados Unidos e suas consequências político-econômicas. Neste sentido, segundo as notícias mais recentes, a equipe econômica do Governo trabalha em medidas para mitigar os efeitos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Segundo o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as propostas para ajudar setores afetados pelo tarifaço serão apresentadas ainda essa semana, mas antes precisam do aval presidencial.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Agenda econômica
Brasil
Destaque apenas para divulgação do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas referente ao terceiro bimestre (10h).
EUA
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, participa de conferência sobre regulação bancária (9h30), mas não vai abordar política monetária. A vice-presidente de Supervisão do Fed, Michelle Bowman, também faz pronunciamento ao público (14h).
Europa
São esperados discursos da Ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves (10h) e da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde (14h).
Publicidade