Apps como Duolingo, Babbel e Busuu são bem interativos, oferecem bom equilíbrio entre gramática e prática de pronúncias, possuem interface gamificada e têm diversos idiomas disponíveis.
Além de gratuitas, as plataformas oferecem flexibilidade de tempo e progressão pessoal. O lado ruim são lições repetitivas, excesso de anúncios e a falta de interação pessoal.
Use ferramentas do Google para ampliar seu vocabulário e aprender a pronunciar as palavras corretamente em vários idiomas.
Tente pronunciar ‘Caltech’, ‘freak’ ou ‘lead’ no Google e veja como se sai. Depois ouça a pronúncia correta em inglês e tente repetir.
Em um nível acima, teste conversores de fala em texto. Quanto melhor sua dicção, melhores os resultados. Olhe também apps grátis de conversação com nativos (mas cuidado com as informações passada a desconhecidos).
(1) Complemente as lições dos apps lendo livros e assistindo séries estrangeiros; (2) Exercite escrita e falas fora do ambiente da plataforma; (3) Quando chegar em um bom nível, invista em conversações no mundo real.