Quem tem 60 anos ou mais têm direito à gratuidade no transporte coletivo municipal e intermunicipal. Em boa parte das cidades, basta apresentar um documento oficial com foto para embarcar sem pagar.
Por meio do programa Farmácia Popular, idosos têm acesso gratuito a medicamentos para doenças comuns da terceira idade, como hipertensão, diabetes e asma. Além disso, idosos que necessitam de fraldas geriátricas também podem recebê-las gratuitamente pelo SUS.
A Carteira Nacional de Identificação (CNI) pode ser emitida sem custo para quem tem mais de 60 anos. O documento é vitalício, ou seja, não precisa ser renovado, o que reduz burocracias e economiza tempo e dinheiro com futuras emissões.
Aos 60 anos, o cidadão brasileiro passa a ter direito à meia-entrada em atividades culturais e de lazer, como cinema, teatro, shows e exposições.
Em muitas cidades brasileiras, idosos de baixa renda podem solicitar a isenção total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). As regras para quem tem mais de 60 anos variam conforme o município.
Confira na matéria do E-Investidor, sete caminhos promissores para quem tem 60 anos ou mais que desejam continuar ativo no mercado de trabalho.