Ter um fluxo de renda estável, que permite cobrir os gastos essenciais. Pessoas da classe média vivem com conforto, mas precisam se planejar para o inesperado.
A educação superior costuma ser o caminho para melhores posições no mercado de trabalho. Enquanto muitos na classe média possuem graduação, os da classe média alta geralmente avançam para pós-graduações e títulos mais específicos.
Ter uma casa própria vai além da moradia: representa patrimônio, segurança e conquista. Membros da classe média, em sua maioria, têm uma única casa, já os da classe média alta tendem a investir em imóveis adicionais.
A capacidade de receber atendimento médico de qualidade, sem isso representar um risco para o seu orçamento. Ambas as classes, possuem algum tipo de plano de saúde, mas a diferença está na capacidade de lidar com os custos.
O apoio que você recebe, seja por meio de conexões profissionais ou redes sociais influentes, também pesa bastante. Pessoas da classe média têm conexões úteis, como colegas de trabalho ou familiares bem posicionados.
A expressão “classe média” é frequentemente usada em conversas cotidianas. Mas, o que realmente significa pertencer a essa categoria no Brasil?