Alta de aluguel e preço de imóveis desafiam a renda fixa. Quem lucra mais?

A possibilidade de obter uma renda mensal com o aluguel de um imóvel e a própria valorização da propriedade atraem, mas será que, financeiramente, essa estratégia oferece retornos maiores que uma aplicação na renda fixa?

A resposta depende de alguns fatores, como a taxa de juros praticada no momento da compra, o preço dos imóveis, o potencial de valorização e o objetivo desse investimento.

Para que o empreendimento no mercado imobiliário valha a pena, o investidor precisa observar as condições de mercado. Se a ideia é garantir que haja valorização do bem, a compra deve ser feita em um momento de baixa dos preços — mesmo princípio do mercado de ações.

Além disso, se o objetivo for alugar o espaço, o proprietário deve optar por construções com boa localização e que tenham demanda de locação.

De modo a evitar perder um valor tão alto para os juros, no caso de um financiamento de longo prazo, pode fazer sentido deixar o dinheiro investido por algum tempo, e então, comprar o imóvel à vista ou com um financiamento mais curto.