Muitas dúvidas ainda rondam quem recebe aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), principalmente em relação à possibilidade de continuar exercendo uma atividade remunerada.
Dependendo do tipo de aposentadoria, o retorno ao mercado de trabalho pode sim trazer riscos ao benefício.
Esse tipo de benefício é destinado a quem foi considerado permanentemente incapaz de exercer qualquer função laboral. Se o aposentado for encontrado trabalhando, há chances de ter o benefício cancelado, já que a situação indica que ele pode ter recuperado a capacidade de trabalho.
No caso da aposentadoria por incapacidade permanente, que substituiu a antiga aposentadoria por invalidez, o aposentado não pode retornar a qualquer atividade profissional.
Quem se aposentou nessas condições não pode retornar a funções que envolvam o mesmo tipo de risco que justificou a concessão do benefício. No entanto, não há impedimento para assumir outras funções, desde que não tragam os mesmos prejuízos à saúde.
Como planejar alternativas que assegurem uma aposentadoria sólida, independentemente da previdência social? Confira 4 opções vantajosas na matéria do E-Investidor.