Aposentados, atenção! Cuidado com novo golpe de prova de vida presencial do INSS
Aposentado brasileiro não tem sossego. Não bastasse o golpe da prova de vida online, agora estelionatários batem à porta de idosos fingindo ser funcionários do INSS para recolher dados e abrir um rombo em suas contas.
A prova de vida é uma obrigação do pensionista ou beneficiário para mostrar que ainda está vivo, evitando assim fraudes e depósitos indevidos.
A comprovação periódica pode ser feita tanto pessoalmente – no banco ou no órgão pagador – como digitalmente no site gov.br ou pelo app Meu INSS, usando reconhecimento facial.
Além disso, a previdência utiliza dados como vacinações, recebimento de Bolsa Família, votos em eleições e outras interações sociais para ter mais pistas de que não está sendo fraudada.
O INSS já havia alertado os aposentados sobre tentativas de golpes online (SMS, email, WhatsApp) ou por telefone, mas agora os golpistas fazem a tentativa presencialmente, usando crachás falsos.
Os falsos servidores abordam os aposentados, solicitando informações bancárias e fotos. O INSS afirma que só faz visitas presenciais para comprovação de vínculo, endereço e irregularidades.