De videogame a sushi: confira ações curiosas do Japão

A Bolsa de Valores de Tóquio concentrou parte das atenções dos investidores neste começo de agosto depois de seu maior tombo desde 1987, com o índice Nikkei 225 caindo 12%.

Com quase 4 mil ações listadas somando US$ 6 trilhões em valor de mercado, a Tokyo Stock Exchange possui alguns papéis curiosos, inclusive alguns bem conhecidos dos brasileiros.

Automóveis

O setor de carros, motos e autopeças está bem representado com companhias como Honda, Bridgestone, Yamaha, Nissan e a Toyota, a maior empresa do Japão.

Games

A indústria de games é forte no país, com nomes bem conhecidos como Nintendo (Switch, Zelda), Sony (Playstation), Dena, Konami e Sega (Sonic).

Sushi

O setor de restaurantes conta com grandes redes de sushi como Kura Sushi, Sushiro e Zensho (que opera no Brasil a Sukiya), todas com centenas de pontos.

Eletrônicos

Boa parte da força da economia japonesa consolidou-se com companhias como Hitachi, Sony, Panasonic e Mitsubishi.

Alimentos

De lamen a temperos Sazón, passando por molho de soja e cerveja: gigantes como Asahi, Ajinomoto, Kirin, Yakult e Nissin enchem pratos e copos mundo afora.

Trading companies

Gigantescas corporações como Marubeni, Itochu e Mitsui investem em commodities como celulose e café, passando por navios e tecnologia aeroespacial. Não à toa tem acionistas como Warren Buffett.

Foto e K7?

Lembra da TDK (aquela das fitas K7)? Ou dos filmes fotográficos da Fujifilm? Ambas têm ações na bolsa japonesa e, aliás, têm valor de mercado equivalente a Bradesco ou BTG Pactual.