O governo federal anunciou a exigência do cadastro biométrico para os cidadãos que recebem benefícios sociais como o BPC. O objetivo é fortalecer a segurança no repasse dos recursos públicos e evitar possíveis fraudes.
De acordo com o Decreto Nº 12.561, o registro biométrico é obrigatório para “concessão, manutenção e renovação de benefícios da seguridade social de competência da União”.
O processo de implantação será feito de forma gradual, para evitar sobrecarga nos sistemas e transtornos aos beneficiários. Assim, ainda não é necessário que os beneficiários do BPC procurem os CRAS para fazer o registro.
Aqueles que ainda não realizaram o procedimento, precisam aguardar a divulgação oficial do cronograma e das orientações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Em locais sem estrutura adequada para a coleta biométrica, os cidadãos vão continuar recebendo o BCP normalmente até que o sistema seja implementado.
Para evitar bloqueios no pagamento do BCP, é importante que os cidadãos se mantenham atentos aos próximos anúncios e orientações oficiais do governo federal.