Carro popular ficará mais barato com medidas de Lula?
Entenda porque automóveis estão tão caros no Brasil
O presidente Lula anunciou uma série de medidas para baratear o preço de automóveis até R$ 120 mil.
No Brasil, onde fizeram história os populares Fusca e Gol da Volkswagen (FWB: VOW3), além do Palio da Fiat e Corsa, da GM (BDR: GMCO34), hoje o modelo mais barato é o Renault Kwid.
O modelo tem preço de entrada de R$ 68.990. Considerando o salário-mínimo de R$ 1.320, seriam necessários mais de 4 anos para conseguir comprar este carro.
Isso, é claro, sem considerar todas as outras despesas que quem recebe um salário nestes níveis têm que bancar. Ou seja, hoje o sonho de um carro zero é praticamente uma ilusão.
Nos EUA, os modelos mais em conta são Mitsubishi Mirage e Nissan Versa, ambos na casa dos US$ 17 mil. O SUV mais em conta é o Chevrolet Traiblazer, que sai por US$ 23,5 mil.
Por lá o pagamento mínimo federal por hora é de US$ 7,25, mas em estados como Califórnia (US$ 15,50) e Flórida (US$ 11) podem ser um pouco maiores.
A proporção seria, portanto, algo em torno de 1 ano de salário bruto para conseguir comprar um carro “popular” novo na concessionária.
No Japão, um dos modelos mais vendidos é o Honda N-Box, com preço de R$ 53 mil. Considerando a base salarial (¥ 961 por hora), são necessários 8 meses brutos para comprar um.
Na França, o modelo mais vendido é o Peugeot 208 (€ 18 mil). Como o mínimo por lá é de €1.709, são necessários pouco mais de 10 meses de trabalho para levar um.
Um dos componentes que mais pesam no preço de um carro zero no Brasil são os impostos (IPI, Cofins, ICMS e PIS), com uma carga de cerca de 31%.
Pesa também a evolução tecnológica e de segurança com ar-condicionado, freio ABS, airbag, câmbio automático e central de infotainment, considerados itens de luxo há poucos anos.
A falta de insumos como chips e margens apertadas entre os populares também levaram as montadoras a apostar em modelos mais caros e lucrativos.
O pacote anunciado por Lula desonerará principalmente modelos compactos com motor 1.0 de certos impostos com novas alíquotas, podendo levar a cortes de 10% nos preços.