Casa própria: confira 3 alternativas para comprar imóvel sem dar entrada

O sonho da casa própria nunca é um caminho fácil, com juros que encarecem financiamentos, aumento do preço dos imóveis e, em muitos casos, a exigência de polpudas parcelas de 20%, 30% na entrada.

É exatamente esse considerável desembolso inicial que desanima muita gente. Mas sabia que há três formas de chegar mais perto de comprar sua residência, sem a entrada?

Minha Casa Minha Vida

Financia 100% do valor do imóvel para famílias com até R$ 8 mil de renda bruta mensal. Apesar desta vantagem, o prazo do crédito e seu custo final ficam mais longos e caros.

Consórcio

Bastante popular, você contribui mensalmente para um fundo que sorteia periodicamente uma carta de crédito que dá direito a comprar o bem à vista.

O participante deve continuar pagando as parcelas mesmo se der a sorte de ser contemplado logo no início do processo. Vantajoso em termos de juros, inadimplência e incerteza sobre quando será sorteado pesam na decisão.

Negociar com vendedor

Por fim, vale tentar um acordo com a imobiliária, incorporadora ou construtora, que analisarão sua renda. Não será fácil, mas, se bem sucedido, atente-se ao valor das parcelas e dos juros embutidos.