Casas Bahia, Americanas, Nubank: por que empresas mudam tickers de ações na Bolsa de Valores?

Recentemente o grupo varejista Via, dono do Ponto e da Casas Bahia, mudou novamente não só o nome da companhia como seu ticker na bolsa de valores.

A ex-Via agora é Grupo Casas Bahia e o código com o qual suas ações são negociadas na Bolsa de Valores passou de VIIA3 para BHIA3.

Esta é a segunda mudança recente da nomenclatura do varejista, que até 2021 era conhecido como Via Varejo, com o ticker VVAR3.

Os tickers mais comuns identificam ações ordinárias (final 3), preferenciais (4) e units (11). Alguns exemplos são VALE3 (Vale), PETR4 (Petrobras) e TAEE11 (Taesa).

Mas, afinal de contas, porque uma empresa muda de nome e ticker?

Alguns motivos citados são “novo posicionamento estratégico” ou “reestruturação do modelo de negócios”.

Basicamente é um sinal ao mercado financeiro que a empresa está em uma nova fase ou que houve um redirecionamento da gestão. Confira alguns casos:

FBOK34 > M1TA34

O BDR do Facebook (agora Meta) – dono também de Instagram e WhatsApp – foi trocado quando Mark Zuckerberg sublinhou uma nova fase focada no metaverso em 2021.

CNTO3 > SBFG3

De Centauro para Grupo SBF, o varejista entrou no negócio de entretenimento e tráfego orgânico de consumidores comprando produtoras de conteúdo como o canal Desimpedidos.

NUBR33 > ROXO34

O Nubank transformou seus BDR nível 3 em nível 1 não patrocinados este ano.

OGXP3 > DMMO3

Para marcar o fim da recuperação judicial, a antiga OGX Petróleo e Gás, de Eike Batista, virou Dommo Energia em 2017.

Americanas

Ações hoje identificadas como AMER3 tiveram origem na B2W (BTOW3, que passaram por cisão) e americanas s.a. (LAME3 e LAME4, extintas).

BVMF3 > B3SA3

Até a própria Bolsa mudou seu ticker após a fusão da Bovespa (que negociava ações) com a BM&F (mercado futuro de commodities) dar origem à atual B3.

A corretora de seguros Wiz (WIZS3 para WIZC3) e a companhia de tecnologia para pagamentos (CARD3 para CSUD3) são outras mudanças recentes de tickers.

Além da mera curiosidade, atente-se à mudança dos tickers em sua declaração do imposto de renda.