Chester, peru, tender ou pernil: qual assa mais rápido e gasta menos gás?

As festas de fim de ano chegaram e com ela as ceias com aqueles assados especiais com peru, tender, chester e pernil. Mas qual a diferença entre eles e os truques para assá-los mais rápido?

Peru

O peru é uma ave de carne macia que pode pesar cerca de 4 Kg. Considere entre 45 minutos e 1 hora por quilo de forno a 200°C, totalizando cerca de 4 horas.

Chester

O chester é um frango carnudo, uma seleção genética de origem escocesa. Ele pesa cerca de 3,7 Kg e, seguindo a receita dos fornecedores, leva cerca de 3 horas de forno para ficar pronto.

Tender

O tender, também conhecido como presunto de Natal, é uma peça de carne de porco, defumada, macia e saborosa. Como ele é pré-cozido, ele passa no forno por 30, 40 minutos para apurar coberturas como mel e caldas.

Pernil

O pernil é a pata traseira do porco, uma carne nobre, macia e suculenta. Uma regra simples é deixá-lo no forno por meia hora, mais 40 minutos por quilo. Como ele pesa de 4 a 6 Kg, pode levar mais de 4 horas de forno.

O campeão do forno

O mais econômico e rápido de fazer é o tender. Já tanto o peru como o pernil podem exigir umas boas horas de cozimento no forno para que suas carnes fiquem tenras.

Dicas

Siga as receitas, cobrindo as carnes com papel-alumínio quando necessário; (2) Faça marinadas para não deixar ressecar a carne (principalmente o peru); (3) não abra o forno toda hora; e (4) deixe um botijão de reserva.

Champagne está caro? Confira 5 vinhos espumantes acessíveis que não fazem feio em sua festa

Confira as dicas