CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir

CNH

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um dos principais objetivos de muitos brasileiros, mas o custo do processo pode ser um obstáculo significativo para pessoas de baixa renda.

Facilitar o acesso

Para facilitar o acesso, diversos estados do país oferecem a chamada CNH Social.

CNH Social

O programa do governo, CNH Social, também conhecido como, “CNH Popular”, “CNH do Povo” e “Habilita SP”, é um projeto social que visa formar, qualificar e habilitar condutores de baixa renda para o mercado de trabalho.

Matéria completa

O projeto

O projeto cobre os custos de emissão da primeira habilitação nas categorias A ou B, além de permitir a adição de categorias ou a mudança da categoria B para D.

Quem tem direito?

Pessoas com mais de 18 anos; Ser alfabetizado; Possuir renda familiar de até meio salário mínimo per capita ou renda total de até três salários mínimos; Estar inscrito no Cadúnico; Não ter renda formal; Ter comprovante de residência no estado ou município que oferece o programa.

Atenção

Os estados também podem estabelecer critérios de desempate, priorizando pessoas com menor renda, mulheres, negros, indígenas ou moradores de determinadas regiões.

Como se inscrever?

Para participar, é necessário aguardar a abertura de novas vagas no seu estado. O processo de inscrição é realizado pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Matéria completa