Muitas pessoas têm dúvidas sobre como verificar se são beneficiárias de uma herança ou não, porém, hoje esse processo se tornou mais acessível graças à Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (CENSEC), uma plataforma que reúne dados de cartórios de notas de todo o Brasil.
Segundo o E-Investidor, para iniciar a consulta, é necessário acessar o site oficial da CENSEC e realizar um cadastro. O sistema solicitará informações básicas, como nome completo e CPF do falecido, além da certidão de óbito.
Caso seu nome apareça como beneficiário em um testamento, o juiz responsável pelo processo de inventário enviará uma notificação formal para que você participe da divisão dos bens.
Se uma pessoa falece sem herdeiros conhecidos, o Estado publica editais públicos tentando localizar possíveis sucessores legais. Após cinco anos, se ninguém se apresentar como herdeiro, os bens passam a integrar o patrimônio da União, conforme previsto em lei.
A consulta ao CENSEC é gratuita e pode ser feita online. Se você suspeita que tem direito a uma herança, não deixe de verificar os registros e acompanhar as notificações judiciais. Isso pode fazer toda a diferença no reconhecimento do seu direito sucessório.