Qual a diferença entre conta salário e conta corrente?
Muitos jovens no primeiro emprego se deparam com um pedido inusitado de seu empregador: abrir uma conta-salário. Mas, afinal, qual a diferença para a conta corrente comum?
A conta-salário nada mais é que uma conta aberta a pedido do empregador, onde ele depositará salário, bônus e 13°. Normalmente ela é muito simples e não oferece opções de investimentos e serviços como cartão de crédito.
Já as conta-correntes oferecem mais opções de serviços, como Pix, DDA, pagamento de impostos e boletos, transferências entre bancos, remuneração por CDB, poupança e outros investimentos. E por aí vai.
Outra diferença importante é que as contas-salário normalmente são isentas de taxas, enquanto que as contas comuns podem cobrar o correntista por qualquer serviço extra.
No entanto, este cenário está se transformando rapidamente com o open banking e o open finance, permitindo transferência entre contas do mesmo titular sem taxas extras.
A concorrência de bancos digitais e fintechs também está obrigando os bancos tradicionais a repensar seu modelo de negócio para manter seus clientes, jovens e atuais.
Mais uma coisa: sua conta salário tem um prazo para ser fechada após a saída de seu antigo emprego. Saque seu dinheiro o quanto antes para não ter dores de cabeça!