Conhecido popularmente como “Desenrola 2.0”, a iniciativa pretende facilitar a renegociação de dívidas de famílias que possuem débitos contratados até dia 31 de janeiro de 2026 e que estejam inadimplentes a, pelo menos, 90 dias.
Uma das novidades do programa é a utilização do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar as dívidas.
É possível, sim, sacar até 20% do FGTS para quitar dívidas em atraso pelo programa.
Ao entrar em contato com a instituição financeira habilitada no Desenrola 2.0, o trabalhador pode autorizar a operação entre os bancos.
Ao realizar a solicitação, o requerente ficará impossibilitado de receber o saque-aniversário anual do fundo de garantia, caso tenha a sistemática habilitada, até que a quantia retorne a conta.
Os interessados em aderir ao programa de renegociação do Governo Federal devem entrar em contato com a instituição financeira a qual possuem débitos.