Dia Internacional da Mulher: 5 dicas para empreendedoras de sucesso

Não é fácil empreender no Brasil, mas os negócios liderados por mulheres tendem a somar desafios com dupla jornadas, falta de apoio e a falta de oportunidades.

Confira então 5 dicas de Bárbara Lopes, da startup Bensà, e da especialista de microcrédito Elizama Queiroz para melhorar a gestão de suas iniciativas e fazê-las decolar de vez.

1. Fluxo de caixa e orçamento

Organização financeira é fundamental para um crescimento sustentável. O controle através de um caderninho ou planilha ajudam a ter uma melhor visualização da situação.

2. Identificar oportunidades

Otimize seu tempo com ferramentas simples como o WhatsApp comercial e respostas automáticas. Nunca deixe de explorar novas oportunidades para expandir seu negócio.

3. Educação financeira

Não é possível gerir um negócio baseado só na intuição. Conhecimento é fundamental e ele está disponível em sites de empreendedorismo e cursos gratuitos, como os do Sebrae.

4. Separe o pessoal do profissional

É essencial manter separadas as contas pessoais das empresariais. Este é um erro comum que draga recursos e pode quebrar o negócio.

5. Acesse o microcrédito

Os recursos do microcrédito podem acelerar o crescimento do negócio, permitindo pequenos investimentos e até expansão da iniciativa.

Matéria completa