Dividendos: conheça 20 ações que podem pagar bons proventos aos investidores
As mais negociadas ações brasileiras são figurinhas carimbadas de alguns dos principais índices da Bolsa, como o Ibovespa e o Idiv (voltado a grandes pagadores de dividendos).
Mas, isso não quer dizer que companhias menores não sejam atraentes para o investidor, com algumas possuindo dividend yields interessantes, de até 26% no último ano.
Mas antes de embarcar nessa, entenda que parte delas possui baixo volume diário de negociações na Bolsa, o que indica baixa liquidez – o “padrão” é ter no mínimo R$ 500 mil ao dia.
Esse limitante torna difícil vender ações e sair do negócio em caso de mudanças de gestão, políticas da empresa ou fraudes. Por isso, o indicado é não montar posições excessivas nesses papéis.
Outro ponto é que nem todas as ações de pequenas empresas possuem cobertura de casas de análise e a falta de informações corporativas exige atenção redobrada do investidor.
Dito isso, confira o levantamento de Einar Rivero, da Elos Ayta, com 20 ações com dividendos atraentes nos últimos 5 anos.
As elétricas Elektro (EKTR4) e Coelba (CEEB3) têm DY atraente, mas baixa liquidez diária.
Quais desses papéis seriam os mais recomendados? Confira na matéria.