Doação de imóvel em vida: confira vantagens e desvantagens de adiantar herança

Um dito popularizado por Benjamin Franklin (o próprio, o da nota de US$ 100) diz que 2 coisas são certas na vida: morte e impostos. O pior mesmo é quando chegam juntas.

É exatamente para evitar brigas de família e ter um alívio em taxas típicas nos processos de inventário que muita gente se adianta e faz a doação de imóveis ainda em vida para seus herdeiros.

Cada caso é particular, mas a doação de imóvel deve ser sempre registrada em cartório e bem planejada para evitar contestações de cláusulas e arrependimentos futuros.

Vantagens

Entre os principais benefícios de fazer a doação em vida estão menores custos (comparado com inventários), rapidez, menor burocracia e cumprimento da vontade do doador, evitando conflitos.

A doação está sujeita ao Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação, mas pode representar economia com honorários de advogados e taxas jurídicas, além de possibilitar parcelamentos.

Desvantagens

Arrependimento, questionamentos por conta de documentação mal feita, contestação de herdeiros e a antecipação do ITCMD (que pode ser considerável) podem prejudicar o processo.

Leia mais