Existem diversos índices de mercado espalhados pelo mundo e que oscilam todos os dias. No Brasil, por exemplo, o mais conhecido é o Ibovespa, da B3. Já nos Estados Unidos, os principais são o Dow Jones, o S&P e o Nasdaq.
Monitorar os índices é fundamental no mercado financeiro, uma vez que eles são indicadores que mostram a performance de um conjunto de ativos, como a cotação da ação de uma empresa, de um título e até mesmo o valor de um metal precioso, como o ouro.
Em Wall Street, os principais índices são o Índice Dow Jones Industrial Average, o Índice S&P 500 e o Índice Composto Nasdaq. Veja as principais características de cada um:
O Dow Jones Industrial Average, que também conhecido como DJIA ou Dow, foi criado em 1896 e é utilizado para avaliar o desempenho geral do mercado de ações dos EUA, aponta a Forbes.
O S&P 500 (Standard & Poor’s) também acompanha grandes empresas nos EUA e o seu diferencial está justamente na quantidade de companhias monitoradas, que são 500, aponta o site oficial do Nasdaq.
A Nasdaq é a segunda maior bolsa de valores do mundo. Para o seu monitoramento, existem índices como o Nasdaq Composite, que monitora quase todos os papéis negociados. E o Nasdaq-100 se o investidor estiver buscando uma gama mais detalhada.