Tradicionalmente, a compra de um imóvel como investimento costuma ter como objetivo o aluguel convencional, que permite que o proprietário repasse os custos com condomínio e IPTU, além de obter uma renda mensal.
Com o surgimento de plataformas de aluguel por temporada como o Airbnb, porém, proprietários passaram a contar com mais uma opção para rentabilizar seus espaços.
O funcionário público Gabriel da Silva, de 33 anos, comprou um imóvel em Ipanema, na Zona Sul do Rio, em 2020, com o objetivo de moradia. Alguns meses depois, ele se mudou e passou a alugar o espaço por temporada. Com a retomada do turismo pós-pandemia, ele conta que consegue ter uma renda suficiente para cobrir todos os custos e ainda lucrar.
Mas o Airbnb não é a única plataforma que oferece essa possibilidade. Em São Paulo, já existem construtoras que vendem apartamentos e oferecem o serviço de gestão do imóvel no aluguel por temporada em suas próprias plataformas.
A partir do relato em questão, é possível notar que optar por investir em imóveis para viver de aluguel pode ser sim uma boa ideia.