Ter mais tempo disponível pode ser um incentivo para iniciar reformas ou grandes mudanças em casa. No entanto, esses projetos geralmente demandam altos investimentos.
Viajar é uma das experiências mais desejadas na aposentadoria, mas para manter o orçamento sob controle, o ideal é fugir da alta temporada. Com flexibilidade de tempo, aposentados podem economizar bastante em passagens, hospedagens e passeios.
Com o avanço da idade, é natural que os cuidados com a saúde aumentem, e os custos também. Por isso, é fundamental revisar detalhadamente as contas médicas, questionar cobranças e, sempre que possível, negociar condições de pagamento.
Embora seja difícil dizer “não” aos filhos, manter apoio financeiro constante pode comprometer sua aposentadoria.
Muitos recém-aposentados recorrem a empréstimos para manter o padrão de vida. No entanto, essa estratégia pode ser arriscada, especialmente se o pagamento dos juros comprometer o orçamento mensal.
Milhões de aposentados em todo o mundo estão vivendo um cenário que parecia impensável décadas atrás: após pendurarem os crachás, muitos estão sendo forçados a voltar ao mercado de trabalho. Entenda mais na matéria do E-Investidor.