USTK11, WRLD11: como investir em ETFs que estão com retornos bombando?

ETFs (exchange-traded fund) são investimentos que vêm se popularizando por sua simplicidade, custos e oferecem a possibilidade de diversificação e dolarização de portfólios.

Só nos 4 primeiros meses de 2024 os ETFs captaram US$ 468 bilhões (5% disso na América Latina), atraídos por liquidez e sólidos retornos, principalmente em ativos temáticos.

Ao acompanhar certos índices (Nasdaq, S&P 100), ativos (bitcoin, ações) ou mesmo outros fundos de áreas específicas (tech, commodities), eles podem surfar na alta de certos segmentos.

Bons exemplos são USTK11 (+44% no último ano) e WRLD11 (+427% em 10 anos), que acompanham a performance de ações ascendentes como Microsoft, Apple, Nvidia e Salesforce.

É bom lembrar que muitos ETFs não pagam dividendos, reinvestindo eventuais proventos na compra de mais ações. Porém, suas taxas de administração costumam ser mais baixas, na casa dos 0,4% a.a.

Apesar de serem razoavelmente simples, por serem um ativo de renda variável é recomendável que o investidor acompanhe regularmente a composição do ETF e sua performance.