Euro: de Olimpíadas a cruz maltina, confira 7 curiosidades sobre a moeda europeia

Quando o Euro entrou em circulação em 1999, muitos italianos, alemães, gregos e franceses viram com tristeza o fim de moedas como dracma, lira, marco e franco.

No entanto, suas identidades nacionais permanecem nas moedas de euro que circulam por todo continente, com curiosos símbolos históricos e culturais.

Berço das Olimpíadas

As moedas gregas são as únicas com inscrições fora do alfabeto latino. Na moeda de € 2, estão cunhados ΕΥΡΩΠΗ (Europa, a princesa que batiza o continente) e ΕΥΡΩ (Euro).

A verdadeira cruz

Vascaínos de todo o mundo celebram o símbolo errado, que na verdade, é uma cruz pátea. A verdadeira cruz maltina está representada nos euros da ilha de Malta. Mas a faixa é nossa!

Nova coroa, nova cara?

Tal como aconteceu com as libras do rei Charles, quando um monarca da zona do euro morre ou renuncia, novas moedas são criadas. Casos recentes aconteceram na Holanda e na Espanha.

Renascença

Os italianos apelaram para a força de sua cultura com a Vênus de Sandro Botticelli, o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci e o poeta Dante Alighieri.

Harpas e cervejas

A harpa, símbolo heráldico irlandês, estampa não só suas moedas de euro como também os logos de companhias como a cervejaria Guinness e a aérea Ryanair.

Sem Noviça Rebelde

Os austríacos comemoram seu filho mais ilustre, Wolfgang Amadeus Mozart (1 euro), e as delicadas flores de edelweiss (2 centavos). Mas nada de família Von Trapp.

Paris 2024

Para as Olimpíadas de Paris, a Casa da Moeda da França lançou uma série comemorativa limitada a 100 mil moedas de 2 euros, tal como fizemos nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.