As moedas gregas são as únicas com inscrições fora do alfabeto latino. Na moeda de € 2, estão cunhados ΕΥΡΩΠΗ (Europa, a princesa que batiza o continente) e ΕΥΡΩ (Euro).
Vascaínos de todo o mundo celebram o símbolo errado, que na verdade, é uma cruz pátea. A verdadeira cruz maltina está representada nos euros da ilha de Malta. Mas a faixa é nossa!
Tal como aconteceu com as libras do rei Charles, quando um monarca da zona do euro morre ou renuncia, novas moedas são criadas. Casos recentes aconteceram na Holanda e na Espanha.
Os italianos apelaram para a força de sua cultura com a Vênus de Sandro Botticelli, o Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci e o poeta Dante Alighieri.
A harpa, símbolo heráldico irlandês, estampa não só suas moedas de euro como também os logos de companhias como a cervejaria Guinness e a aérea Ryanair.
Os austríacos comemoram seu filho mais ilustre, Wolfgang Amadeus Mozart (1 euro), e as delicadas flores de edelweiss (2 centavos). Mas nada de família Von Trapp.
Para as Olimpíadas de Paris, a Casa da Moeda da França lançou uma série comemorativa limitada a 100 mil moedas de 2 euros, tal como fizemos nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.