FIES 2023: estudantes tem até 10 de março para se inscrever

Financiamento de mensalidade do ensino superior contemplará 67 mil candidatos

Começam nesta terça-feira (7) as inscrições para solicitar recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para o primeiro semestre de 2023.

Os candidatos têm entre 7 e 10 de março para optar por até três cursos em instituições privadas de ensino. Em 2023 serão disponibilizadas 112.168 vagas, sendo 67.301 somente para este primeiro semestre.

As inscrições devem ser feitas no portal do FIES até a próxima sexta-feira (10). No total, cursos de 1.389 instituições privadas de ensino superior serão atendidas.

Portal FIES

O FIES é um programa do ministério da educação que financia até 100% das mensalidades dos cursos de graduação de faculdades e universidades não gratuitas.

Quem pode solicitar o FIES?

Estudantes de cursos de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa.

E quem não pode?

Estudantes com a matrícula trancada; aqueles que já foram beneficiados pelo Fies; inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC); cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20% (vinte por cento); cuja renda familiar mensal bruta seja superior a 20 (vinte) salários mínimos.

É preciso fazer o Enem?

Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 deverão ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2010 ou ano posterior.

Quais cursos são elegíveis?

Cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), de instituições participantes do Fies.

E como funciona o FIES?

Há a cobrança de uma taxa de juros única para todos os cursos. Na modalidade Novo FIES, voltado a estudantes de famílias de baixa renda, não há cobrança de juros.