Fiz um Pix errado, e agora? Entenda como tentar reaver seu dinheiro
O brasileiro adora uma novidade tecnológica e se for prática, acessível e (é claro) gratuita, com certeza vai bombar. Este é o caso do Pix.
Milhões adotaram o sistema de transferência digital, o que também abriu espaço para golpes, fraudes e até problemas como fazer um Pix errado, tanto em valor como para contas de destino.
As soluções para um Pix errado dependem muito se você conhece o destinatário.
Se você conhece a pessoa, o mais fácil é simplesmente pedir a devolução do montante.
Já caso não conheça o dono da conta, a coisa fica mais complicada, mas ainda é possível tentar algumas saídas.
Se a chave do Pix utilizada foi o número do celular ou e-mail tente entrar em contato com a pessoa para pedir a restituição. Porém, a garantia de sucesso não é das maiores.
Outra alternativa é um recurso criado pelo BC, o Mecanismo Especial de Devolução (MED), útil principalmente em casos de golpes.
Mas aja rápido: tire um print do comprovante e entre em contato com seu banco ou instituição financeira e diga que precisa acionar o MED.
O seu banco entrará em contato com a instituição onde o depósito foi feito e, caso sua alegação seja aceita, o valor será retornado.
De qualquer forma, a principal dica aqui é se atentar ao preencher dados e valores antes de fazer seu Pix. Não é porque é fácil de usar que devemos bobear, certo?