Na hora de escolher um eletrodoméstico para preparar as refeições, muita gente leva em conta não apenas a praticidade, mas também o impacto que o equipamento terá na conta de energia.
Entre o forno elétrico e o micro-ondas, há diferenças importantes no consumo, que podem influenciar diretamente no bolso do consumidor.
O forno elétrico, por exemplo, precisa atingir altas temperaturas para assar e gratinar os alimentos de forma eficiente. Para isso, costuma operar com potências que ultrapassam 1500 watts.
O micro-ondas funciona de maneira diferente. Ele utiliza ondas eletromagnéticas para aquecer e cozinhar os alimentos. Mesmo que sua potência varia entre 800 e 1200 watts, o fato de o tempo de uso ser consideravelmente menor.
Apesar da vantagem do micro-ondas no quesito economia, o forno elétrico se destaca pela versatilidade. Assim, para quem busca uma alternativa mais econômica no dia a dia, o micro-ondas acaba sendo a opção mais vantajosa quando o assunto é eficiência energética.
A conta de luz é uma das principais preocupações nas finanças de algumas famílias. Confira os principais vilões na matéria do E-Investidor.