Fundos Privados: ainda vale a pena entrar?

O mercado de crédito privado brasileiro passa por um momento de grande movimentação. Uma mudança regulatória feita pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em fevereiro fez com que os investidores migrassem dos títulos que eram isentos de Imposto de Renda para outras opções, como a renda fixa.

Um levantamento feito pela Quantum Finance, aponta que os investimentos em fundos privados dispararam nos últimos meses, atingindo o ápice no mês de março, coincidindo com o período da alteração da lei.

De acordo com o especialista Pedro Lang, da Valor Investimentos, que é credenciada à XP Investimentos, a perspectiva atual de redução da taxa de juros pelo Banco Central pode beneficiar esses fundos e manter o cenário positivo.

Já para o sócio fundador e diretor de Investimentos da ID Gestora, Gustavo Biava, o maior empecilho para o crescimento destes fundos é a baixa liquidez dos ativos de crédito privado no mercado secundário. Porém, para o especialista o cenário é de amadurecimento.

“Existe uma perspectiva de crescimento, entre aqueles que investem em empresas de médio porte, o chamado ‘middle market’, onde é possível obter spreads interessantes, com um nível de risco equilibrado e diversificado”, diz Biava.

Conheça 10 fundos privados queridinhos dos investidores na matéria completa do E-Investidor.

Leia mais