Não é só bet: como investir (e ganhar dinheiro) em seu time do coração

Fanáticos por futebol, sabia que é possível investir em seu time do coração, ajudar a capitalizar sua equipe e, além disso, ganhar um dinheiro?

Hoje oito equipes do Brasileirão 2024 são Sociedades Anônimas do Futebol (SAF): Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Vasco.

Sob regulamentação da CVM, as SAF podem abrir capital, lançar debêntures, promover crowdfunding, montar fundos de investimentos e fazer securitização.

Todavia, como por enquanto nenhuma dessas equipes negocia ações na Bolsa, investir em SAFs exige milhões para comprar uma participação.

Assim, uma forma de investir nessas equipes é através de debêntures, títulos de renda fixa emitidos por elas para incrementar seu capital (para construir um estádio, por exemplo) e que pagam juros.

Um passo além dos times brasileiros estão equipes estrangeiras com ações negociadas na Bolsa, caso de Manchester United (NYSE), Juventus (Milão) e os portugueses Porto, Sporting e Benfica.

A cotação das ações dos times não depende unicamente dos resultados em torneios, mas influenciam diretamente suas receitas e finanças, afetando lucros e dividendos, por exemplo.

Entram na coluna de faturamento premiações, patrocínio, camisas, direitos de transmissão via streaming e TV, naming rights, ingressos, amistosos, aluguel de estádio e venda de jogadores, entre outros.

Por outro lado, prejudicam as contas rebaixamentos, escândalos, suspensões e mal desempenho em campo. No fundo, como tudo no esporte, paixão conta tanto quanto números frios.