Imposto de Renda 2024: preciso declarar a venda de carro?

O prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) 2024 se estende até o dia 31 de maio. Até lá, os contribuintes que se enquadram nos requisitos da Receita Federal devem oferecer dados sobre ganhos e despesas relativos ao ano passado. E entre as informações que devem constar no documento, está a venda de carros.

De acordo com as regras do IR 2024, a alienação – isto é, a venda – de bens acima de R$ 35 mil devem ser declaradas e estão sujeitas à tributação sobre alíquota mínima de 15% do valor obtido com a operação.

Se o vendedor do automóvel obteve lucro com a transação, deverá informar de quanto foi o ganho de capital no programa GCAP (disponível no site da Receita). Uma vez que os dados forem incluídos no sistema, eles podem ser exportados para a declaração do IR 2024, para a ficha “Ganhos de Capital”, na área destinada a “Direitos/Bens Móveis”.

No entanto, se a venda do veículo não gerou lucro ao contribuinte, a declaração da negociação deve ser feita na ficha “Bens e Direitos”, informando os detalhes da venda, incluindo nome e número de CPF do comprador, além do valor pelo qual o carro foi negociado.

Confira todos os detalhes sobre o assunto na matéria do E-Investidor.

Saiba mais