Insider trading: o que é informação privilegiada? CVM absolve Luiz Barsi por caso Unipar

Insider trading ou informação privilegiada é a negociação de ações ou outros ativos mobiliários baseando-se em dados não disponíveis ao público e assim obter certas vantagens, o que é ilegal

São exemplos de insider trading a venda de ações antes da publicação de um balanço com números negativos ou a compra de papéis antes da divulgação de um grande negócio, auferindo assim grandes lucros ou redução de prejuízos.

O mega-investidor Luiz Barsi estava sendo julgado pela CVM por um caso de informação privilegiada por supostamente ter acesso a um fato relevante antes de sua divulgação ao público em 2021.

Na ocasião, Barsi adquiriu ações da Unipar antes da publicação de um grande negócio da companhia, a compra de uma fábrica da Compass Minerals.

O ‘Warren Buffett brasileiro’, conhecido por suas estratégias de carteiras de dividendos, faz parte do conselho da Unipar (UNIP3, UNIP6).

No julgamento realizado na terça-feira, 26 de março, o colegiado do CVM inocentou Barsi de forma unânime, acatando suas argumentações.

Sua filha, a também investidora Louise Barsi, divulgou no Instagram: “desde o início, sempre tivemos muita confiança na legalidade da operação e na integridade da conduta do Barsi”. Confira mais detalhes na matéria.

Confira a matéria