IR 2024: confira 6 dicas para pagar menos imposto ou maximizar restituição

Todo ano boa parte dos declarantes do IR se preocupam em não cair na malha fina, mas vale investir um tempo simulando situações para pagar menos imposto ou maximizar a restituição.

Parte dessas diferenças referem-se à opção entre a declaração simplificada ou completa, mas há outras possibilidades. Confira as dicas.

Despesas dedutíveis

Despesas médicas, escolares, com dependentes e pensão alimentícia são responsáveis por bons abates e são fáceis de comprovar.

Declaração simples ou completa?

Faça esse exercício de comparação, inserindo todas deduções possíveis. Você pode descobrir que, ao invés de pagar imposto, teria valores a receber.

Faça doações

Enquanto as despesas dedutíveis reduzem o total de rendimentos tributáveis, as doações incentivadas diminuem diretamente o imposto devido.

Previdência privada

Por suas características quanto à incidência do IR, planos PGBL beneficiam a declaração completa, enquanto o VGBL funciona para a simplificada.

Declarar dependentes

Via de regra, declarar crianças ajuda no abate do imposto, pois não possuem renda. Cuidado portanto quando o dependente tem rendimento tributável.

Declaração conjunta

Aqui depende muito da soma dos rendimentos dos cônjuges. Se o valor for alto, talvez não haja vantagens.

Matéria completa