Junte comprovantes de rendimentos, informes de bancos e corretoras, recibos de aluguéis, despesas médicas e com educação e outros documentos relevantes.
O programa gerador de declaração do IR está disponível no site da Receita e em lojas de apps, podendo ser usado em computadores e smartphones Android e iOS.
Neste modelo informações como rendimentos, deduções, bens, direitos e dívidas são atualizadas automaticamente, baseadas em dados do ano anterior e nas declarações de pessoas jurídicas.
Se optar pelo modelo normal, atualize informações como dados pessoais, rendimentos (incluindo salários e pensões), deduções médicas e escolares, bens, direitos e ganhos de capital.
Compare o imposto devido entre as declarações simples e completa. A diferença pode ser considerável aqui, tanto em termos de imposto a pagar como valores a serem restituídos.
Cheque cuidadosamente os dados inseridos no programa. Isso vale especialmente no modelo pré-preenchido, pois é de responsabilidade do contribuinte a revisão e correção dos dados.
Depois de um último check-list, envie a declaração da Receita. Não se esqueça de guardar uma cópia do que foi enviado.
Se você dever imposto, faça o pagamento dentro do prazo. Já nos casos de restituição, se tudo estiver certo e não cair na malha fina, o primeiro lote será liberado em 31 de maio.