O Imposto de Renda é um tributo federal cobrado sobre os rendimentos de pessoas físicas e jurídicas no Brasil.
Para reduzir a base de cálculo e, em alguns casos, aumentar a restituição, a Receita Federal permite que o contribuinte deduza determinadas despesas, incluindo gastos com saúde. Contudo, apenas algumas categorias de gastos são aceitas.
1. Médicos; 2. Dentistas; 3. Fisioterapeutas; 4. Psicólogos; 5. Fonoaudiólogos; 6. Terapeutas ocupacionais.
Para deduzir despesas com planos de saúde, é necessário apresentar comprovantes de pagamento que detalham os valores por beneficiário, além de demonstrativos de reembolsos emitidos pelo plano.
Nem todos os gastos com saúde são aceitos no Imposto de Renda. Exemplos que não podem ser deduzidos: Instrumentadores cirúrgicos, psicopedagogos, massagistas, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, vacinas e medicamentos adquiridos em farmácias.
Mesmo após revisar e corrigir inconsistências, alguns contribuintes podem permanecer na malha fiscal do Imposto de Renda. Nesse caso, é importante aguardar a intimação da Receita Federal e apresentar todos os comprovantes.
Com o início do período de declaração do Imposto de Renda 2025 se aproximando, especialistas destacam que a organização antecipada e o planejamento. Confira 6 dicas essenciais para pagar menos na matéria do E-Investidor.