Ao enviar a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte que pagou imposto a mais durante o ano tem direito a receber uma restituição. Esse valor é depositado automaticamente pela Receita Federal.
A verificação dos dados bancários fornecidos pode ser feita diretamente no portal da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”. Ao acessar, é possível confirmar se a conta informada está correta, além de acompanhar em qual lote a restituição será paga.
Sim, porém, desde que o contribuinte seja um dos titulares da conta conjunta. Contas de terceiros ou que não estejam vinculadas ao CPF do declarante não são aceitas para o pagamento da restituição.
Caso você erre algum número da sua conta bancária, e ela apareça como inválida ou encerrada na hora do pagamento. Nesse caso, o contribuinte precisará fazer uma solicitação formal para que o pagamento seja reagendado em uma conta válida e correta.
Para evitar transtornos com o pagamento, é muito importante revisar atentamente todos os dados bancários inseridos antes de enviar a sua declaração do Imposto de Renda.