Rei Charles III: Banco da Inglaterra revela novas cédulas de libra

Moedas com perfil do novo rei também são exibidas

Para milhões de britânicos, a efígie da falecida rainha Elizabeth II se tornou sinônimo de dinheiro. Se no início de seu reinado, em 1953, ainda haviam muitas moedas com a representação de George V (seu avô), Edward VIII (tio, raríssimas) e George VI (seu pai), ao fim de seu reinado praticamente toda libra em circulação possuía seu perfil.

Com sua morte em 8 de setembro, ascendeu ao trono seu filho Charles, o eterno príncipe de Gales. Com o nome régio de Charles III, ele futuramente terá seu rosto estampado em moedas e notas de libras e também em selos postais.

O Banco da Inglaterra revelou nesta terça-feira (20) como serão as novas notas de libra com o rosto de Charles III. Tal qual a atual série lançada a partir de 2016, o novo papel-moeda na verdade é feito de polímeros.

No verso da atual série, ainda com o rosto de Elizabeth II, são homenageadas personalidades como o ex-primeiro ministro Winston Churchill (£5), a escritora Jane Austen (£10), o pintor JMW Turner (£20) e o matemático e pioneiro da computação Alan Turing (£50).

Estas notas continuarão sendo válidas e serão aceitas juntamente com as novas notas de Charles III, que deverão entrar em circulação em meados de 2024 e provavelmente terão o mesmo design em seu verso.

Brevemente o Royal Mint, a Casa da Moeda britânica, também passará a cunhar moedas com a efígie do rei Charles III. A imagem foi produzida pelo escultor Martin Jennings baseada em fotografias e foi pessoalmente aprovada pelo novo monarca.

Uma série de moedas comemorativas já vem sendo postas à venda, tendo como público numismatas e colecionadores de artigos ligados à monarquia do Reino Unido.

A inscrição em latim ‘CHARLES III • D • G • REX • F • D” que precede o valor da moeda e, eventualmente, o ano de cunhagem, significa: ‘Charles III, Dei Gratia Rex, Fidei Defensor’’. Ou, em bom português: ‘Charles III, pela graça de Deus, Rei, Defensor da Fé’.

O que também brevemente mudará são os selos postais. Por enquanto o Royal Mail, os Correios da Inglaterra, ainda não apresentaram seu plano de transição.