MCEM11, CARE11: conheça os FIIs de cemitérios e funerárias

Houve uma época em que os fundos imobiliários limitavam-se a opções ‘conservadoras’, explorando a construção ou aluguel de galpões logísticos, lajes corporativas, shopping centers e hotéis.

Mas com o mercado ampliando-se a um ritmo de 15% ao ano e aproximando-se de mil diferentes ativos, FIIs de nicho com potencial começaram a surgir e vem atraindo a atenção dos investidores.

Seguindo a lógica de um mercado com demanda recorrente, surgiram então FIIs especializados em gestão de cemitérios e serviços funerários e compra e venda de jazigos como o CARE11 e MCEM11.

O pioneiro CARE11 chegou a ser muito falado durante a pandemia. Ele investe no Grupo Cortel de cemitérios e crematórios, Jazigos do Morumby e na Terra Santa de Sabará (MG).

Já o MCEM11 ganhou a concessão dos cemitérios paulistanos Araçá, São Paulo, Santo Amaro, Dom Bosco e Vila Nova Cachoeirinha, onde explora serviços como traslado, flores, preparação e venda de túmulos.

Além da valorização das cotas, o investidor deve ficar de olho no histórico de pagamento de dividendos, dividend yield e em seu portfólio de ativos, observando seus serviços e gestão.