MEI e MPE têm programa exclusivo de acesso a crédito; entenda
Muitas vezes um pequeno empreendedor (MEI ou MPE) não tem acesso a alguns serviços financeiros como uma simples conta corrente, linha de crédito, empréstimo para investir em seu negócio ou contrato de seguro.
Sim, exatamente por ser pequeno, iniciar ou ampliar seu negócio já é difícil logo de cara, mas um programa do governo federal promete facilitar as coisas para os microempreendedores.
Criado para simplificar, o nome oficial do programa Cred+ não é lá muito fácil: Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios.
Esqueça esse nome longo. O importante é que o Cred+ facilita a abertura de conta bancária de pessoa jurídica e com isso o acesso a maquininhas de pagamento, cartões de crédito e débito e crédito para comprar insumos.
Mais: através deste programa o financiamento para compra de veículos, reformas, renovações e aquisição de equipamentos também são facilitados.
Para ter acesso ao programa, entre na página do Cred+ com uma conta gov.br, preencha seus dados cadastrais e faça uma proposta. Caso um banco dê retorno à solicitação, basta ir a uma agência para assinar o contrato.
Lembre-se que o Cred+ não é uma linha de crédito especial do governo, mas um canal para facilitar a intermediação e o acesso de serviços entre o empreendedor e o mercado financeiro.
MEIs podem se aposentar?
Os microempreendedores individuais têm direito à aposentadoria e outros benefícios do INSS