A liberação do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda (IR) 2025 aconteceu na última quinta-feira (31). Milhares de contribuintes estavam na expectativa de ver o dinheiro entrar na conta, mas para alguns, o valor não apareceu como esperado.
Se houve erro na informação da conta ou se os dados estão desatualizados, o pagamento não será efetuado. Nessa situação, será necessário reagendar o crédito. Razões mais comuns para o valor não ter sido pago:
Informações incorretas, valores inconsistentes ou deduções mal preenchidas podem fazer a declaração cair na malha fina. Caso tenha caído na malha fina, será necessário corrigir as informações e enviar uma declaração retificadora.
Contribuintes com débitos anteriores ou com o CPF irregular também ficam impedidos de receber a restituição até que tudo seja resolvido. Verifique se existe alguma pendência em seu nome diretamente no site da Receita Federal.
Se a conta bancária informada não estiver correta ou ativa, o valor não será transferido. O mesmo vale para chaves Pix que não sejam o número do CPF.
Mesmo que tudo esteja correto na declaração, o pagamento pode ainda não ter sido processado. Se você não recebeu no 3º lote, fique atento às próximas datas: 4º lote: 29 de agosto; 5º e último lote: 30 de setembro.