Natura (NTCO3) vende marca de luxo Aesop para a L’Oreal; ações sobem

Negócio de US$ 2,5 bilhões faz parte de reestruturação da empresa

A Natura &Co (NTCO3) vendeu sua marca de cosméticos premium Aesop para a l’Oreal, em um negócio de cerca de US$ 2,5 bilhões.

As ações abriram o pregão de 4/7 em forte alta de 7%, até estabilizarem em avanço de pouco mais de 1%.

A Aesop, marca de cosméticos para cuidados com pele e cabelo e fragrâncias, atua no segmento de luxo. Ela foi fundada em Melbourne, na Austrália, em 1987 por Dennis Paphitis e havia sido comprada pela Natura em 2012.

O nome Aesop foi inspirado no grego Esopo (aquele mesmo das fábulas) e, tal qual a Natura, a marca possui uma forte identidade ligada à sustentabilidade e formulações naturais, além de engajamento sobre mudanças climáticas e contra a crueldade com animais.

Suas lojas, cada uma com características únicas e minimalistas, são um forte elemento em sua identidade de marca.

Pouco afetada pela crise global, os produtos premium da Aesop possuíam as melhores margens dentro do portfólio de marcas da Natura.

A transação põe fim a meses de especulações sobre o futuro da Aesop dentro do grupo, que ainda inclui as linhas Avon e The Body Shop.

Antes do acerto com a l’Oreal, ventilava-se a possibilidade de haver uma venda parcial da Aesop e mesmo um IPO, desmembrado parte de sua estrutura da organização.

Segundo nota oficial, com os recursos da venda da Aesop a Natura pretende “focar em suas prioridades estratégicas, como a integração e otimização da presença da Avon International na América Latina, e aprimoramento dos negócios da The Body Shop”.