As notas fiscais eletrônicas emitidas no Brasil passarão por ajustes importantes em 2026. De acordo com a Receita Federal, novos tributos devem fazer parte do documento no próximo ano.
Uma dessas mudanças é no envio de declarações.
Entram em cena documentos como a DeRE e relatórios de operações feitas por plataformas digitais.
Além disso, a partir de julho de 2026, pessoas físicas que se tornarem contribuintes da CBS ou IBS precisarão se inscrever no CNPJ, sem que isso as transforme em pessoa jurídica.
Para atender às novas exigências, empresas terão de atualizar seus softwares de emissão de notas e treinar suas equipes de faturamento e contabilidade de acordo com as normas definidas pela Receita.
A partir de 01 de janeiro de 2026, entram em vigor dois novos tributos: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).