A classe social é uma forma de categorizar os indivíduos dentro de uma sociedade com base em critérios como renda, escolaridade, ocupação, patrimônio e acesso a bens e serviços.
No Brasil, as classes sociais costumam ser divididas em cinco grandes faixas: Classe baixa; Classe média baixa; Classe média; Classe média alta; Classe alta.
Sim, a localização geográfica tem um peso enorme na definição de classe social no Brasil. Um levantamento, com base nos dados do Imposto de Renda, mostra que a concentração de riqueza varia muito entre cidades.
Em linhas gerais, a classe média é caracterizada por um padrão de vida estável, com acesso a bens e serviços que vão além das necessidades básicas. No entanto, essa estabilidade é sensível a fatores econômicos, como a inflação.
Conforme o IBGE, a classe média alta (B), tem uma renda mensal familiar entre R$ 8,3 mil e R$ 26 mil (cerca de 15% da população).
Entender como a classe social é definida no Brasil vai além dos números: envolve a combinação entre renda, contexto regional e acesso a serviços básicos.