O que é a gripe aviária e como ela afeta a Bolsa de Valores?
O ministério da Agricultura e Pecuária declarou emergência zoosanitária por 180 dias devido ao aumento de casos de gripe aviária.
Com três novos casos detectados em aves silvestres no Espírito Santo, o total de ocorrências no Brasil subiu para oito.
O estado de emergência possibilita o levantamento de verbas e esforços concentrados em logística e recursos do governo para que a doença não chegue a outros estados.
Evita-se assim que a gripe chegue em populações de abate industrial e de subsistência, além da fauna silvestre de outras regiões.
A gripe aviária é uma doença transmitida por uma variedade do vírus da influenza (H5N1) que atinge aves como galinhas, patos e gansos.
No entanto, ela também já foi detectada em gatos e humanos, com casos letais.
Surtos da doença já foram reportados no sudeste asiático e Europa.
Além da questão de saúde pública, a gripe aviária pode afetar a produção de proteína animal, principalmente frangos, um item importante na pauta de exportação brasileira.
O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, uma commodity exportada principalmente para China, Japão e Emirados Árabes Unidos.
Maiores players do setor ‘expostos’, JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3) podem ter volatilidade em suas ações nos próximos dias, mesmo com suas granjas distantes dos focos da doença.
Questões de saúde animal no Brasil são sempre preocupantes – tal como no recente caso de vaca louca – por sua importância econômica em regiões como Paraná e Santa Catarina.