O que é uma debênture e como ganhar dinheiro com isso?

Imagine esta situação: você tem um pequeno negócio, quer expandi-lo, mas os juros de um empréstimo no banco estão altos.

A solução: vender títulos prometendo pagar o principal, adicionado de juros – que, obviamente, são mais baixos que aqueles que você pagaria ao banco – em, digamos, três anos.

Além de economizar com juros, a lógica é que no médio ou longo prazos você já teria dinheiro suficiente para pagar os títulos com a expansão de seus negócios ou depois de estabilizar suas finanças.

As debêntures são mais ou menos a mesma coisa, títulos de renda fixa que as empresas com capital aberto na Bolsa lançam no mercado para rolar dívidas ou investir em projetos.

Semelhantes aos títulos do Tesouro, emitidos pelo governo, o investidor ganha dinheiro ao resgatar as debêntures na data de vencimento ou negociando-o no mercado secundário.

Algumas empresas emitem debêntures com juros mais atrativos que as outras, mas é importante atentar-se ao nível de risco de fazer o investimento, já que o emitente pode vir a falir.

Fique de olho também em taxas e tabelas de incidência do IR. Negociar debêntures antes da data de resgate pode resultar em prejuízo.

Um tipo de debênture particularmente interessante é a incentivada, que possui isenções de IR por estar ligada a algum projeto de interesse do governo (moradia popular, por exemplo).