O Conselho de Administração é uma instância que possui atribuições em relação a orientação, decisões estratégicas e de governança de uma empresa. Não raro, pode estar posicionado hierarquicamente sobre CEOs e outros diretores.
Com conselheiros que são eleitos ou designados pelos acionistas, este grupo delibera e supervisiona a atuação dos executivos e o andamento dos objetivos financeiros e estratégicos da corporação.
O conselho é importante para oferecer transparência quanto às atividades da companhia, observando salários e bônus de executivos, recomendando dividendos ou questionando certas decisões, entre outros.
Normalmente os membros do conselho são profissionais gabaritados, com larga experiência e diversidade de visões. No entanto, indicações políticas de majoritários não são raras.
Vez por outra os conselheiros renunciam ao cargo por motivos que vão de desacordo com a gestão, pressão externa, conflito de interesses e insatisfação com a cultura organizacional, entre outros.
Uma regra da B3 pretende melhorar a diversidade nos conselhos de administração das empresas de capital aberto, exigindo ao menos uma mulher e um membro de minoria em cargos deste órgão ou de diretoria.
É importante lembrar que a assembleia de acionistas em alguns casos é hierarquicamente superior a este conselho, podendo até mesmo pedir sua destituição ou rearranjo.