O que são family-offices? Elas servem para todas as famílias?
Imagine ser dono de uma fortuna e estar preocupado com a preservação do patrimônio e investimentos de sua família, que em breve será dividida entre vários herdeiros. Talvez, os family offices sejam a solução.
Family offices são plataformas que fazem a gestão de ativos financeiros, participações e imóveis de uma família, com o objetivo de preservar e até aumentar este patrimônio.
Elas são geridas por profissionais – que são remunerados por taxas fixas ou de performance – que oferecem assessoria jurídica, contábil e financeira para os membros-cotistas.
Além de evitar conflitos entre parentes, o objetivo das family-offices é ter máximo retorno nos investimentos, além de buscar alternativas que reduzam o pagamento de impostos.
Alguns serviços adicionais são gestão de imóveis, planejamento sucessório e de fundações filantrópicas ligadas a essas famílias.
Family offices de uma só família costumam exigir patrimônio altíssimos, acima dos R$ 100 milhões, mas já há serviços que atendem mais de uma família ou com ativos que somam a partir de R$ 1 milhão.