O que é a Unipar (UNIP3, UNIP6)? Controladores, Barsi e dividendos

Companhia química é líder de seu segmento

A Unipar Carbocloro é uma empresa química líder na produção de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico e hipoclorito de sódio, entre outros produtos. Fundada em 1969 como União de Indústrias Petroquímicas S.A, ela é sediada em São Paulo (SP).

Outro segmento em que a Unipar se destaca é na produção de PVC (Policloreto de Vinila). A companhia conta com 1.400 colaboradores espalhados por unidades fabris em Cubatão (SP), Bahía Blanca (Argentina) e Santo André, no grande ABC.

Os insumos produzidos pela Unipar servem diversas outras indústrias, como as de construção civil, alimentos, bebidas, agropecuária, papel e celulose, têxtil e remédios, entre outros. Além disso, eles possuem participações em companhias de geração elétrica.

Do tratamento da água da piscina da academia a fertilizantes, das tubulações de sua casa ao higienizador de sua salada, passando pelo papel sulfite sobre sua mesa, o cloro e seus derivados estão onipresentes em nossas vidas.

O capital social da Unipar é negociado na B3, com ações ordinárias identificadas sob o ticker UNIP3 e as preferenciais divididas entre tipo “A” (UNIP5) e “B” (UNIP6). Estas últimas têm diferenças sutis na distribuição de dividendos.

Em setembro de 2022 a Vila Velha SA detinha o controle da Unipar, possuindo mais de 50% do capital votante.

O segundo maior acionista da Unipar é Luiz Barsi, com uma fatia de 13,922%, o que equivale a mais de 5 milhões de ações ordinárias. O megainvestidor é membro do conselho administrativo da companhia.

Entre 2001 e 2016, a Unipar nunca chegou a distribuir mais de R$ 100 milhões de proventos a seus acionistas, fossem na forma de dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP).

No entanto, a partir de 2017 a empresa não só rompeu essa barreira como pagou mais de R$ 1,411 bilhão em dividendos aos seus acionistas em 2021. O alto dividend yield chamou a atenção dos investidores, o que provocou uma forte alta dos papéis nos últimos anos.

Recentemente a Unipar voltou aos noticiários com a abertura de uma investigação da CVM sobre Luiz Barsi por uso de informações privilegiadas e negociações atípicas.

Confira a matéria